Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Projetos da Fepam são temas de grupo de pesquisadores da Alemanha e da América Latina

Doutoras da Sema que fazem parte do GOAL apresentaram as duas iniciativas elencadas

Publicação:

goal 2
Secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, e a assessora Isa Osterkamp apresentam painéis - Foto: Divulgação/Sema-Fepam.

Iniciativas desenvolvidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) serviram como cases de sucesso em um encontro de pesquisadores da Rede de Geocientistas e Geoengenheiros da América Latina e Alemanha (GOAL).  O evento acontece de 16 a 21 de março, na Costa Rica.

O primeiro projeto abordado foi Ações de emergência ambiental da Fepam e sua atuação em acidentes com cargas perigosas no Rio Grande do Sul. O painel apresentou o serviço feito há mais de 20 anos pela fundação, que vem realizando um trabalho integrado e articulado com as demais instituições públicas e privadas do RS com foco na prevenção de acidentes e na redução de riscos. Mais de 1.400 ocorrências já foram atendidas desde a implementação do setor Emergências Ambientais.

A segunda iniciativa apresentada foi Sistema de localização e seguimento GPS para embarcações de dragas de extração mineral. O rastreamento monitora a atividade em toda a rede navegável do Rio Grande do Sul e está em atividade desde 2007, permitindo o controle das embarcações registradas e licenciadas por meio de cercamento eletrônico. Caso haja alguma irregularidade, o sistema faz o bloqueio das dragas de forma remota.

Goal e o RS

As iniciativas da Fepam foram apresentadas pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann – pós-doutora em Geociência -, e pela assessora Isa Osterkamp, doutora em Ambiente e Desenvolvimento. A chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Cátia Viviane Gonçalves, mestra em Ecologia, também apresentou um painel no evento. As doutoras fizeram parte de suas formações na Alemanha com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e participam da Rede GOAL desde 2007.

Anualmente os Geocientistas e Geoengenheiros se reúnem para debater temas relacionados à academia e às atuações profissionais dos pesquisadores. O encontro é subsidiado pelo governo Alemão (DAAD).

Texto: Jéferson Cardoso / Ascom Sema-Fepam

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental