Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Geoprocessamento

Serviço de Inteligência Geoespacial / SIG

O Serviço é responsável pelo Geoprocessamento da FEPAM. Atua desenvolvendo e coordenando a padronização, o processamento e a análise de dados geoespaciais, do monitoramento da qualidade ambiental e da identificação de temas emergentes que devam ser incorporados no planejamento das ações de proteção ambiental da Fundação.

Possui as seguintes atribuições:

Definir a política de geoprocessamento da Fundação, incluindo a utilização dos recursos de geotecnologia a serem utilizados;

Definir os padrões de dados geoespaciais a serem recebidos e utilizados pelos Serviços, Divisões e Departamentos da Fundação; 

Executar e coordenar as atividades de geoprocessamento, incluindo o processamento e análise de dados geoespaciais; 

Gerenciar e atualizar a base de dados geoespaciais incluindo suas estruturas espaciais e alfanuméricas; 

Auxiliar os Serviços, Divisões e Departamentos da Fundação no que se refere ao recebimento e utilização de dados geoespaciais e ferramentas de geotecnologia, inclusive com realização de atividades em campo; 

Estruturar dados geoespaciais e disponibilizá-los em ambiente web, intranet e internet; 

Manter suporte e interface com as atividades de licenciamento ambiental; 

Participar de grupos de trabalho e de projetos institucionais e interinstitucionais que abordem tema que utilizem ou dos quais resultem dados geoespaciais; 

Realizar capacitações e treinamentos visando aprimorar e estimular o uso das ferramentas de geotecnologia dentro da Fundação.

 Contato: geofepam@fepam.rs.gov.br 

 Link para sistemas GIS

RS Água 

O RS Água é um sistema de gerenciamento e disponibilização online de dados do monitoramento de qualidade de água superficial do Estado do Rio Grande do Sul.

https://gis.fepam.rs.gov.br/RSAgua/ 

SIGBIO 

O SIGBio-RS é um visualizador de dados da biodiversidade do Estado. Sua plataforma é abastecida por diversas fontes, dentre elas as coleções biológicas da Fundação Zoobotânica – FZB/RS e os indicadores da biodiversidade do Sistema de Monitoramento da Biodiversidade do RS – RSBiomonitora.

https://gis.fepam.rs.gov.br/sigbio/ 

Qualidade do Ar - Estações de Monitoramento da Rede Ar do Sul 

Concentrações Médias Anuais Espacializadas.

https://hsig.sema.rs.gov.br/portal/apps/opsdashboard/index.html#/cf9ef90a074b49dc8f3b3fcaf3755a8a

Base Cartográfica 1:25.000

A BCRS25 é um conjunto de dados geoespaciais de referência, estruturados em bases de dados digitais, permitindo uma visão integrada do território do Estado do Rio Grande do Sul.

http://ww2.fepam.rs.gov.br/bcrs25/ 

 Dados Geoespaciais

Os dados geoespaciais disponibilizados para download estão no formato shapefile, em coordenadas geográficas e Sistema de Referência SIRGAS2000.

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental