Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Fepam adquire novo sistema de monitoramento da qualidade das águas

Publicação:

fepam
- - Foto: Arte: Manu Oliveira

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) anunciou, nesta segunda-feira (17/6) a aquisição de um sistema avançado para monitoramento contínuo da qualidade das águas, oriundo do convênio com o Ministério Público Estadual (MP-RS). O sistema capacita o Serviço de Amostragem da Fundação a detectar, em tempo real, alterações nos parâmetros de qualidade dos recursos hídricos.

O novo equipamento, composto por uma boia equipada com uma sonda multiparâmetro, utiliza comunicação via rede de celular para enviar dados de forma contínua. A sonda, alimentada por baterias carregadas por três painéis solares, pode operar com até sete sensores simultâneos. Entre os parâmetros monitorados estão oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, potencial redox, turbidez, temperatura, profundidade, nitrogênio amoniacal, matéria orgânica dissolvida fluorescente, clorofila e cianobactérias.

Além da sonda, o projeto inclui um amostrador automático de águas. Este equipamento, ao receber um sinal de alteração de parâmetros como a turbidez, realiza a coleta de amostras de água para posterior análise laboratorial. As amostras são mantidas refrigeradas por até 48 horas.

O novo sistema permite a ação rápida e eficaz em resposta a eventos adversos, como a enchente que devastou o estado em maio deste ano. A tecnologia possibilita a detecção imediata de mudanças na qualidade da água e a implementação de medidas corretivas em parceria com companhias de saneamento. A tecnologia não só monitora o impacto ambiental, como também acompanha a recuperação dos recursos hídricos, assegurando a preservação da qualidade da água no estado.

Segundo o Chefe do Serviço de Amostragem, Gilson Rey, o material está sendo organizado e os testes começarão até o final da próxima semana. “Vamos instalar os equipamentos na Marina da Brigada Ambiental, em Porto Alegre, pois oferece a segurança necessária e, ao mesmo tempo, cumpre a função de monitorar o ponto onde passam a maior parte da junção dos rios que deságuam no Guaíba,” afirmou.

Texto: Luan Oliveira - Ascom Fepam

Edição: Ascom Sema

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental