Fepam leva as vivências em eventos climáticos à entidade ambiental do Rio de Janeiro
Publicação:

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), representada pelo seu presidente, Renato Chagas, participou nesta quinta-feira (27/3) de atividades em celebração aos 50 anos do licenciamento ambiental fluminense, promovidas pela Instituição Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (RJ), Universidade do Ambiente (RJ), e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Ao longo desta tarde, o presidente da Fepam ministrou o painel “Emergência Climática e Gestão Ambiental: A Atuação de Sema e Fepam/RS frente aos Eventos Extremos de 2024”, no auditório da Inea. A palestra integrou o ciclo "Mergulhos Científicos da DIRLAM", que traz discussões sobre temas ambientais atuais, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos por meio de apresentações de especialistas, troca de experiências, e debate qualificado.
Em sua apresentação, Chagas expôs dados, imagens, e resgatou as ações do Estado, passo a passo, desde a Instaurado Gabinete de Crise e Equipes de Apoio e Resgate; com base no Sistema de Comando de Incidentes; as organizações de frentes de trabalho, os resgates, atendimento de emergências e ações humanitárias. As ações continuam atualmente por meio do Plano Rio Grande, Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado em 2024.
“Foi um evento de grande impacto, que exigiu respostas e ações imediatas. Destaque para a emissão de portarias, normativas e resoluções emergenciais publicadas por Sema e Fepam, essenciais para a desburocratização e agilidade no reestabelecimento da infraestrutura do Estado”, recordou Chagas.
Como aprendizado, o presidente citou, além das vivências pessoais e profissionais, a elaboração de um Plano de Contingência.
“A tragédia também oferece a oportunidade de repensarmos as cidades face à nova realidade climática que se impõe: Investir em infraestrutura, drenagem , sistemas de proteção e alerta. Tudo isso nos ensina que a resilência, essa capacidade de se adaptar e reagir, a gestão eficaz da informação, a logística e a educação da população são pilares essenciais para dar respostas mais eficazes e humanas aos desafios que virão”, ressaltou.

Antes da palestra, pela manhã, Chagas participou da Cerimônia de Formatura de Guarda Parques e entrega de equipamentos, promovido pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, ao lado de Ingrid Rosa, diretora adjunta de Licenciamento Ambiental do Inea, Renato Jordão, presidente do Inea, Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (RJ) e Juliana Ávila, diretora de Licenciamento Ambiental do Inea.