IQAr - Índice de Qualidade do Ar
O Índice de Qualidade do Ar (IQAr) é uma ferramenta matemática utilizada para transformar as concentrações medidas dos diversos poluentes em um único valor adimensional e tem como objetivo principal proporcionar à população o entendimento sobre a qualidade do ar local, em relação a diversos poluentes atmosféricos amostrados nas estações de monitoramento. É divulgado diariamente através do boletim da qualidade do ar e considera 24 horas de monitoramento.
O IQAr está associado aos efeitos da poluição do ar sobre a saúde humana. Na FEPAM, o IQAr abrange os poluentes atmosféricos Material Particulado (MP10), Dióxido de Enxofre, Dióxido de Nitrogênio, Ozônio e Monóxido de Carbono. A partir de junho de 2024 foi incluído no IQAr da FEPAM o poluente Material Particulado (MP2,5) para as estações que dispunhão de equipamento capaz de mensurar o poluente.
O IQAr é divulgado diariamente para cada estação da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar, considerando-se o índice mais elevado dos poluentes monitorados, isto é, a qualidade do ar de uma estação é determinada pelo pior caso.