Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Invasoras RS

Programa Invasoras RS

Invasoras RS
Invasoras RS - Foto: Carolina Steck

O Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras tem como objetivo prevenir a introdução de espécies exóticas invasoras e atuar no monitoramento, controle e erradicação daquelas presentes no Estado. Instituído pela Portaria Conjunta SEMA/FEPAM n.º 14/2018, o Programa é coordenado pela SEMA e conta com a participação de uma equipe que envolve analistas ambientais de diferentes setores da SEMA e da FEPAM que buscam trabalhar em parceria com os demais setores da sociedade civil.

O Programa dá continuidade à ação coordenada pela Fepam no âmbito do Projeto RS Biodiversidade. Esta ação resultou na proposta técnica para a criação de um Programa Estadual, além da publicação da Portaria SEMA n.º 79/2013 e outras normativas. A Lista A desta Portaria reconhece atualmente 98 espécies exóticas invasoras no Estado, envolvendo plantas, animais vertebrados (terrestres e aquáticos), invertebrados e algas.

O uso produtivo de algumas destas espécies é permitido de forma controlada, sendo estas classificadas na lista como categoria 2. As atividades produtivas que utilizam estas espécies, como Pinus sp. e Ctenopharyngodon idella (carpa-capim), dependem de autorização, devendo ser requerido o seu licenciamento.

As demais espécies têm o seu uso proibido, por isso é importante distingui-las. A falta de conhecimento da extensão dos impactos causados pelas espécies exóticas invasoras é um dos desafios enfrentados pelo Programa. Caso as identifique em seu empreendimento, casa ou jardim, procure adotar ações de manejo visando o seu controle e erradicação. Assim você contribui para evitar o avanço das invasões e auxilia na conservação do nosso ecossistema nativo.

Para mais informações sobre as espécies exóticas invasoras, normativas e ações realizadas pelo Programa, acesse ww.sema.rs.gov.br/programa-invasoras-rs

Confira o livreto desenvolvido pelo projeto de pesquisa "Moluscos: o que são e como impactam o ambiente? Uma abordagem educacional para o conhecimento de moluscos invasores no Rio Grande do Sul". Nele foram reunidas informações, ilustrações, curiosidades e Histórias em Quadrinhos sobre os moluscos, conteúdo que pode ser utilizado para falar sobre as espécies exóticas invasoras com as crianças.

Livreto Moluscos - FEPAM (.pdf 18,78 MBytes)

Conteúdos relacionados

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental