Biodiversidade
O RS possui uma vasta biodiversidade com características peculiares representadas em seus dois biomas: pampa e mata atlântica. A enorme variedade de habitat terrestres e aquáticos presentes no território do RS propicia uma diversificada quantidade de diversos animais e plantas que demandam ações e esforços dos órgãos ambientais e da sociedade para sua conservação e proteção.
As ameaças à biodiversidade, tanto no RS quanto no Brasil e no mundo, estão associadas principalmente à perda de habitat natural devido á exploração econômica e uso indevido dos recursos naturais, avanço de espécies exóticas, poluição e contaminação ambiental, entre outros.
O Decreto Estadual nº 52.096/2014 instituiu o Sistema de Monitoramento da Biodiversidade do Rio Grande do Sul (RS Biomonitora) como um instrumento para avaliação periódica do estado de conservação da Biodiversidade no RS. A atribuição do Sistema ficou a cargo da SEMA, que conta com o apoio da FEPAM e demais órgãos para tais avaliações.
Indicadores de Biodiversidade se apresentam como uma das formas de mostrar de maneira simples e direta um conjunto complexo de informações que compõem a Biodiversidade, identificando onde e quando ocorrem as mudanças mais significativas e de maior impacto (negativo e positivo) na qualidade ambiental.
Acesse aqui o Relatório de Indicadores de Biodiversidade do RS - Remanescentes de Áreas Naturais - publicação 2021.
Acesse aqui o Relatório de Indicadores de Biodiversidade do RS - Extensão de atividades antrópicas, de sistemas de conservação e de ocupação natural - publicação 2024