Fepam participa de operação que investiga adulteração de laticínios em Taquara
Publicação:
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) participou, na manhã desta quarta feira (11/12), da 13ª fase da Operação Leite Compen$ado, organizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria Especializada Criminal. A ação foi baseada na investigação sobre adulteração em indústria de laticínios de Taquara, com adição de soda cáustica e outros produtos nocivos à saúde.
De acordo com Vagner Hoffmann, chefe do Departamento de Fiscalização da Fepam, esta não foi a primeira vez que a empresa em questão recebeu notificação por emissão de poluentes.
“Em março deste ano já havia sido emitida uma notificação, por parte da Fepam, para adequações em pontos da rede pluvial da empresa, que deveriam receber apenas água da chuva, e que havia evidência de estarem recebendo efluentes de lavagem, entre outros”, afirmou Hoffmann.
A atuação foi voltada a quatro alvos da operação: duas empresas e dois depósitos, sendo um considerado como clandestino. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão pelas equipes do MPRS, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Receita Estadual, MP de São Paulo e Delegacia do Consumidor da Polícia Civil (DECON), além da Fepam. Quatro prisões preventivas foram realizadas.