Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Fepam flagra e autua caminhão que fazia descarte irregular de resíduos sanitários no Litoral Norte

Saiba como denunciar situações suspeitas desse tipo de crime ambiental

Publicação:

WhatsApp Image 2025 01 10 at 15 44 09
Flagrante ocorreu nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, em Capão da Canoa - Foto: Difisc/Fepam
Por Cassiano Cavalheiro

A Fundação Estadual de Protação Ambiental (Fepam) orienta os veranistas sobre o descarte irregular de resíduos sanitários. Nesta época do ano, em especial no litoral norte, é comum ver caminhões de limpa fossa transportando resíduos, porém, existem normas e regras para o descarte correto.

A orientação surge a partir de irregularidades verificadas em ações de fiscalização, que motivaram a elaboração de uma nota de esclarecimento da Fepam, e um flagrante que ocorreu nesta sexta-feira pela manhã (10/01), quando a equipe de fiscalização da Fepam verificou uma situação de transbordo irregular de esgotamento sanitário, no Litoral Norte, na praia de Capão da Canoa. A empresa será autuada e terá sua licença suspensa em razão da prática irregular.

Se você verificar algo suspeito, denuncie! 

A Fepam alerta que, em caso de irregularidade, a população pode ajudar na fiscalização fazendo denúncias. Estes caminhões limpa fossa transportam resíduos sanitários vindos da limpeza de tanques sépticos e unidades complementares de tratamento, de caixas de gordura e de banheiros químicos. Para realizar o transporte e descarte correto desses resíduos, esses veículos devem ser licenciados.

De acordo com o presidente da Fepam, Renato Chagas, os resíduos transportados não podem ser lançados por aí. Eles devem ser destinados para unidades de tratamento licenciadas para tal finalidade. As licenças para os caminhões e unidades de tratamento são emitidas pela Fepam.

Como denunciar

Se você observar algum caminhão limpa fossa lançando dejetos em qualquer outro lugar, como bueiros, arroios, valos, lagoas, praias, denuncie! Isso é crime ambiental. Tire foto da placa do veículo, do ato ilegal e, se possível, informe o local e horário.

Envie as informações para 51 9 9982 7840.

Ajude a Fepam na fiscalização! O estado, o país e o planeta agradecem. 

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental