Fepam emite Licença de Operação para a Subestação de Energia Elétrica Caxias Norte
Publicação:

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a Licença de Operação (LO) para a Subestação de Energia Elétrica (SE) Caxias Norte – empreendimento da Interligação Elétrica Evrecy, pertencente à Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Isa-CTEEP). Instalada na zona rural de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, a subestação é uma das maiores do Estado, com 195 mil m² de área útil e 2,7 mil MVA de potência.
“A SE Caxias Norte visa ampliar a capacidade do sistema elétrico da região, que se encontra sobrecarregado, no intuito de viabilizar o atendimento a indústrias locais”, observa o presidente da Fepam, Renato Chagas.
O empreendimento integra o Projeto Minuano, composto por sete linhas de transmissão, com passagem pelos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis.
“Essas linhas serão conectadas à subestação. Já emitimos a Licença de Instalação (LI), as obras estão em andamento e, após a conclusão desta etapa, o empreendedor deve solicitar à Fepam a Licença de Operação (LO) referente às linhas instaladas”, detalha a chefe da Divisão de Energia (Digen) da Fepam, Rosaura Heurich.
O empreendimento faz parte do lote 1 do Leilão de Transmissão nº 02/2019 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O investimento previsto pelo regulador é superior a R$ 681 milhões, com entrega até março de 2025.
“Esse projeto possui uma importância significativa no que se refere ao desenvolvimento regional e ao abastecimento do sistema elétrico do país. Por ser estruturante e considerado prioritário para o governo do Estado, todo o processo de análise passou a fazer parte da lista de licenças ambientais monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Energia”, acrescentou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.