Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Diálogos Fepam capacita centenas de profissionais da área ambiental sobre o Sistema DOF

Temporada 2024 do projeto foi lançada nesta quinta-feira (25/04), em Porto Alegre

Publicação:

Primeiro Diálogos Fepam de 2024 foi realizado no auditório do Dnit, em Porto Alegre
Primeiro Diálogos Fepam de 2024 foi realizado no auditório do Dnit, em Porto Alegre - Foto: Manu Oliveira/Ascom Sema-Fepam
Por Joyce Heurich/Ascom Sema-Fepam

A primeira edição de 2024 do Diálogos Fepam, realizada nesta quinta-feira (25/04), em Porto Alegre, reuniu consultores, empreendedores e analistas ambientais em evento para sanar dúvidas e estreitar a relação entre o órgão ambiental e a sociedade.
 
A temática escolhida para abrir a temporada foi “Sistema DOF: Rastreabilidade e Novos Procedimentos para Desbloqueio de Pátios”, apresentada pela chefe da Divisão de Aquacultura e Culturas Perenes da Fepam, Giovana Santi. O encontro atraiu profissionais que atuam com produtos florestais de origem nativa na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra gaúcha, Litoral Norte e vales do Caí, Sinos e Taquari. 
 
“A Fepam resgata, este ano, esses encontros com os setores, buscando uma aproximação e a melhoria da gestão ambiental no estado”, ressaltou o presidente da Fepam, Renato Chagas, ao cumprimentar o público presente. “O profissional sabendo o que o órgão ambiental busca e a forma como as informações devem chegar, isso agiliza o processo”, sublinhou. O diretor técnico da Fundação, Gabriel Ritter, também participou da abertura do painel.
 
O evento, promovido na modalidade híbrida, contou com transmissão pelo canal da Fepam do YouTube, atingindo mais de 200 visualizações ao longo da exibição na plataforma. O conteúdo ficará disponível para acessos futuros.
 
Consultor ambiental na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, Daniel Schmitz já esteve presente em outros eventos promovidos pela Fepam e faz questão de participar na modalidade presencial. O engenheiro agrônomo contribuiu com diversas perguntas. 
 
“Foi uma ótima oportunidade de dialogar e tirar dúvidas. Construir a gestão e o controle do sistema de meio ambiente é muito importante para nós, empresas de consultoria, e para os empreendedores também, gerando tranquilidade e segurança para todas as partes”, observou.
 
A colega de profissão Nathália Leal, que também assistiu ao painel, destacou a importância do contato entre técnicos e órgão licenciador. “Na hora de você executar o projeto e atender as questões na prática, facilita e agiliza muito, porque você consegue interligar o entendimento do órgão ambiental com o que o proprietário ou produtor rural quer fazer.”
 
A cada mês, o projeto Diálogos Fepam abordará um tema diferente. A pauta escolhida para a edição de maio será divulgada nas próximas semanas, junto a data, local e demais informações sobre o evento.

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental