Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Boletim do Programa Balneabilidade aponta 85 pontos próprios para banho no RS

Número de locais impróprios caiu de 10 para oito, na penúltima semana do programa

Publicação:

Projeto Balneabilidade 2024- 2025
Projeto Balneabilidade 2024- 2025 - Foto: Arte: Jordana Espinoza

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (21/2), o 10º e penúltimo boletim do Programa Balneabilidade na temporada 2024-2025. Dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 85 estão próprios para banho e oito estão impróprios.

Conforme as informações do boletim atual, todos os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receberem os banhistas. Confira os locais impróprios para banho nesta semana:

Município / Balneário - Praia

1- Arroio Grande Balneário Pontal - Balneário Pontal - Lagoa Mirim
2 - Barra do Ribeiro - Praia Recanto das Mulatas - Lago Guaíba
3 - Candelária - Balneário Carlos Larger - Rio Pardo
4 - Cerrito - Balneário Cerrito - Rio Piratini
5 - Pedro Osório - Balneário Pedro Osório - Rio Piratini
6 - Rosário do Sul - Praia das Areias Brancas - Rio Santa Maria
7 - Tapes - Balneário Rebelo
8 - Tapes - Praia do Pinvest

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PLANILHA COMPLETA

Os pontos em Tapes seguem com cianobactérias acima de 50.000 cél/ml.

Município Balneário / Praia E.coli Cianobactérias
Tapes Balneário Rebelo 1300 174944
Tapes Praia do Pinvest 490 69550


 As cianobactérias são micro-organismos (algas azuis) potencialmente produtores de toxinas. Em condições ideais (concentrações de nitrogênio e fósforo aumentadas, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz), as cianobactérias reproduzem-se de maneira exagerada, causando florações.

A divulgação dos boletins é feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade. Os avisos de local próprio ou impróprio também estão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.

O Departamento de Fiscalização da Fepam realiza ações ao longo do veraneio para garantir que não haja descarte irregular de dejetos em diferentes praias e balneários. 

 

Recomendações:

  • Entre na água apenas em local com condição própria para o banho. 
  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos. 
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
  • Tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

 Saiba mais:

O resultado da balneabilidade está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se ao longo desse período duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células. 

No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 34 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.

Já o monitoramento dos demais pontos contemplados pelo programa, que inclui águas internas (lagoas) e outras regiões, como Litoral Médio e Sul, é realizado com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Texto: Caroline Rodrigues / Ascom Fepam

 

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental