Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Balneabilidade registra dois pontos impróprios para banho

Com esse boletim encerra-se a temporada 2022/2023 do programa Balneabilidade

Publicação:

balneabilidade
Fepam divulga mais um boletim do programa Balneabilidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (24/02), o último boletim do programa Balneabilidade da temporada 2022/2023. Nesta semana, dois pontos aparecem impróprios para banho:

  • Balneário Pedro Osorio - Rio Piratini;
  • São Jerônimo - Praia do Encontro, no Rio Jacuí.

No total, 90 pontos são monitorados em 43 municípios.

A divulgação desta semana levou em conta 59 pontos com coletas e análises realizadas pelo o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) nos balneários da praia do Laranjal, e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos demais balneários contemplados pelo programa. Já a divulgação dos 31 pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte se encerrou na sexta-feira passada (17/02).

O presidente da Fundação, Renato Chagas, comemorou o resultado do projeto, que é realizado desde 1979. “Nós observamos que todos os pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte apresentaram condição própria para banho durante todo o período de veraneio. Também temos que comemorar os resultados dos balneários do Litoral Médio e Sul que, em sua maioria, indicaram condições de balneabilidade”, afirma.

Chagas ainda destaca que essa conquista é mérito dos municípios. "Um dos fatores que levaram a esse resultado positivo é, sem dúvida, o comprometimento dos municípios com infraestrutura para saneamento básico. O Balneabilidade encerra mais uma edição reafirmando a credibilidade do programa e a importância dele para o cidadão gaúcho”, concluí.

Para conferir a tabela completa com os resultados do último boletim, clique aqui. E para acessar os pontos pelo web aplicativo é só entrar no Sistema de Balneabilidade.

               

Recomendações

  • Entre na água somente em local com condição própria para banho.
  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou em rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental