Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Terceira Licença Única para empreendimento sair de área de enchente é emitida pela Fepam

Publicação:

Licença emitida
Licença emitida - Foto: Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu à empresa Fontana S/A a Licença Única para a operação de sua fábrica de produtos de perfumaria, localizada em Teutônia, no estado do Rio Grande do Sul. A licença, com validade de 17 de janeiro de 2025 a 17 de janeiro de 2030, é a primeira deste tipo emitida em 2025, e a terceira desde a enchente de 2024. O documento, que tramitou em menos de três meses, autoriza tanto a instalação quanto o início das atividades produtivas do empreendimento. 

A fábrica tem uma capacidade de produção mensal de até três mil toneladas de sabonete em barra e 670 toneladas de sabonete líquido, utilizando equipamentos de alta capacidade, como embaladoras, extrusoras e empacotadoras. O processo produtivo inclui etapas como mistura, extrusão, embalagem e paletização para ambos os tipos de sabonetes.

O empreendimento será instalado em um espaço que mede mais de 3 mil m² de área útil, com a operação de diversos equipamentos que garantem a produção em larga escala de produtos de perfumaria. A empresa, que emprega 63 pessoas, está comprometida com as condições ambientais estabelecidas pela Fepam para o funcionamento da unidade. Além disso, a licença especifica a viabilidade prévia, garantindo o cumprimento de todos os requisitos legais para a operação, e também detalha as restrições quanto às operações e à capacidade produtiva. 

Este é o terceiro empreendimento a solicitar realocação

Em novembro de 2024, a indústria de vinagres Prinz foi o primeiro empreendimento a ter sua LU concedida para realocação, de Lajeado para o município de Estrela. Na sequência, em dezembro de 2024, uma LU foi emitida autorizando a realocação da empresa WSA Indústria de Máquinas e Equipamentos Eireli, empreendimento que mudou de endereço dentro do município de Estrela. O empreendimento de Teutônia é o terceiro a solicitar a mudança de endereço por meio da LU. 

Os três empreendimentos em questão estavam localizados em pontos diretamente afetado pelas enchentes de maio de 2024. As realocações através da LU, emitidas em poucos dias, foram possíveis em razão da Portaria Fepam n° 442/2024, que dispõe sobre a implementação deste tipo de licença para a realocação de empreendimentos afetados pelas enchentes, localizados em cota de inundação ou em área de risco.

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental