Fepam moderniza a frota de veículos e recebe novos drones

Essa ação faz parte de um movimento de modernização gradual da frota e de incremento de materiais para os técnicos

carros fepam
Frota nova da Fepam conta com cinco Toro e duas camionetes 4x4

Com a intenção de aumentar ainda mais a eficiência dos analistas ao executarem as atividades de fiscalização e licenciamento, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) está modernizando a frota de veículos e ampliando a quantidade de drones.

Quanto aos veículos, está sendo feita a substituição gradual da frota própria por viaturas locadas. No início de março, foram incorporados sete novos veículos: duas camionetes tracionadas 4x4 (uma Hilux e uma S-10) e cinco Fiat Toro.

“Desse modo, os serviços de fiscalização e licenciamento terão melhorias em suas condições de locomoção e execução, o que proporciona uma maior qualificação do trabalho técnico dos analistas”, relata o presidente da Fepam, Renato Chagas.

Chagas explica que as camionetes irão facilitar a rotina nos deslocamentos a locais de difícil acesso. Ele também destaca que as Toro irão atender todas as unidades da Fundação, sendo três destinadas para as demandas da sede e duas para as oito regionais, sendo utilizadas em rodízio programado.

“Os carros novos trazem mais segurança e, como fazemos viagens muito longas, por termos licenciamentos e fiscalizações em empreendimentos em todo o Estado, os veículos nos ajudam a chegar, inclusive, com mais disposição, devido a um maior conforto. Em algumas áreas, como as de difícil acesso, esses carros, por serem mais fortes, permitem que cheguemos sem problemas”, destaca a chefe do Serviço de Licenciamento e Monitoramento das Indústrias, Vanessa Rodrigues.

Além disso, a Fepam recebeu do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, nove drones, os quais irão potencializar e incrementar os trabalhos de fiscalização e licenciamento, proporcionando mais controle e monitoramento aéreo. As doações chegaram no mês de março, totalizando 16 equipamentos à disposição dos técnicos.

“O drone se tornou uma excelente ferramenta da fiscalização ambiental. Utilizamos o equipamento principalmente para situações de supressão irregular de vegetação nativa, que muitas vezes envolve áreas de centenas de hectares”, ressalta o analista ambiental da Divisão de Fiscalização Ambiental e integrante da equipe de atendimento a emergências ambientais, Marcos Gerchman.

Chagas conclui enfatizando que a constante modernização é crucial para o bom desempenho das funções dos analistas.

“Com a chegada desses novos veículos e também dos drones, torna-se possível aumentar a eficiência e a agilidade dos nossos atendimentos, o que é fundamental para execução do trabalho e faz parte do plano de melhorias contínuas da Fepam”, finalizou Chagas.

Texto: Jéferson Cardoso / Ascom Sema-Fepam