Fepam concede Licença de Instalação para a Camil Alimentos
Empreendimento promete ser a maior indústria de beneficiamento de grãos da América Latina
Publicação:

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) entregou, nesta segunda-feira (11/9), a Licença de Instalação (LI) para a empresa Camil Alimentos S.A., localizada no município Itaqui.
A LI autoriza a atividade do refino e preparação de óleo, a cogeração de energia com queima de biomassa e o beneficiamento de arroz. Essa será a maior indústria de beneficiamento de grãos da América Latina. O novo parque industrial ampliará a unidade já existente na BR 472, no Distrito de Cambaí, em Itaqui.
O empreendimento ocupará uma área de, aproximadamente, 160 mil m² e terá capacidade de produzir, mensalmente, 1,2 milhão de fardos de arroz e 950 toneladas de óleo de arroz. A usina gerará 12 MW de energia para consumo da própria indústria, sendo que o excedente será repassado ao Sistema Nacional de Energia.
Segundo o Presidente da Fepam, Renato Chagas, a produção de energia, térmica e elétrica, a partir de fontes renováveis substitui a geração energética a partir de combustíveis fósseis reduzindo a emissão de poluentes. “Empreendimentos voltados à produção energética, por meio da queima de biomassa, tornam-se essenciais para a mudança da matriz energética de carbono zero”.
Para o inicio das operações estão previstas 326 vagas de empregos diretos, que em sua maioria exige mão de obra condizente com a tecnologia empregada. A busca por aperfeiçoamento e qualificação dessas pessoas está diretamente ligada à renda obtida e ao fomento da economia local.
“A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Fepam, sempre irá incentivar esse tipo de empreendimento e realiza o seu trabalho de licenciamento de forma mais célere possível. Reafirmamos o nosso propósito de gestão no desenvolvimento socioeconômico em harmonia com o meio ambiente”, disse a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.
Estiveram presentes na entrega da Licença o gerente da Build Engenharia e Arquitetura, Ronaldo Segala; o gerente industrial da Camil de Itaqui, Elmar Malavolta e o gerente industrial da Camil de Pelotas, José Alberto Turmer.
Texto: Felipe Martins