Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Fepam emite três licenças para empreendimentos de geração de energia

Publicação:

Licença emitida
Licença emitida - Foto: Divulgação
Por Cassiano Cavalheiro

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), por meio da Divisão de Energia (Digen), emitiu a Licença Prévia de Instalação (LPI) para os empreendimentos de Geração de Energia de Fonte Hídrica CGH Gruta, localizada no munícipio de Marau/RS, e a Licença Prévia para o empreendimento CGH Esteira, de Monte Alegre dos Campos, nesta quinta-feira (19/12). Além disso, o Complexo Eólico Três Divisas, localizado nos municípios de Alegrete, Uruguaiana e Quaraí, recebeu a Licença de Instalação, nesta sexta-feira (20/12)

O empreendimento de Geração de Energia de Fonte Hídrica CGH Gruta está projetado para gerar uma potência instalada de 0,35 megawatts, que serão obtidos através de barramento de 2,65 m de altura no arroio Marau, com adução via canal escavado de 132 m de extensão, trecho de vazão reduzida de 115 m de extensão, e reservatório de 495 m de extensão,1,23 ha de área e profundidade máxima de 3,6 m. Estão abrangidos ainda, na CGH Gruta, a Subestação de Energia (SE) Elevadora e a Linha de Transmissão (LT).

A Licença Prévia para o empreendimento CGH Esteira tem um projeto que prevê uma potência de 1 MW na fase de operação, com aproveitamento energético nos arroios Esteira e dos Cães, no município de Monte Alegre dos Campos (RS). O empreendimento inclui dois barramentos, um com 5 metros de altura no arroio Esteira e outro com 4 metros no arroio dos Cães. Além disso, o projeto abrange a construção de uma Subestação de Energia (SE) elevadora e uma Linha de Transmissão (LT) de 23,1 kV e 1,7 km de extensão, com faixa de servidão de 10 metros, até o ponto de conexão na Subestação SE Vacaria.

Já o Complexo Eólico Três Divisas, localizado nos municípios de Alegrete, Uruguaiana e Quaraí, que recebeu a Licença de Instalação tem uma área total de 17.831,20 hectares. O complexo é composto por 9 Parques Eólicos: Três Divisas 03, 04, 05, 09, 11, 12, 16, 17 e 18. A licença autoriza a instalação de 89 aerogeradores, cada um com potência de 4,5 MW, totalizando uma potência instalada de 400,5 MW.

Este empreendimento adiciona 400,5 MW aos 8.000 MW de potencial, já licenciados pela Fepam, e que aguardam o início de obras para aumentar a capacidade instalada de energia eólica no Rio Grande do Sul.

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental