Divisão de Emergências Ambientais - DEAMB

emergências ambientais (2)

A Divisão de Emergências Ambientais - DEAMB – é a unidade executiva da FEPAM responsável por coordenar o atendimento da Fundação a acidentes e emergências ambientais. Atua na prevenção e no atendimento a emergências ambientais em todo o estado do Rio Grande do Sul, bem como no Licenciamento do Transporte Terrestre ou Fluvial de Produtos e/ou Resíduos Perigosos em âmbito estadual.
Criado em 1994, o atendimento é direcionado principalmente para as emergências químicas, nos acidentes rodoviários, ferroviários ou hidroviários, que envolvem o transporte de produtos e/ou resíduos perigosos, acidentes em indústrias, mortandade de peixes e demais situações que se caracterizam como acidentes e que estejam colocando em risco a população ou o meio ambiente.

• Acidente ambiental

Evento não planejado e indesejado que pode causar, direta ou indiretamente, danos ao meio ambiente e à saúde pública e prejuízos sociais e econômicos.

• Emergência ambiental

Ameaça súbita ao bem-estar do meio ambiente ou à saúde pública em decorrência de falhas em sistema tecnológico/industrial, ou ainda, devido a um desastre natural, constituindo-se em situação de gravidade que obriga a adoção de medidas apropriadas.

Emergência ambiental  (3)

Há mais de 20 anos atuando no atendimento de ocorrências diversas, a DEAMB vem realizando um trabalho de forma integrada e articulada com as demais instituições públicas e privadas no estado do RS, focando na prevenção de acidentes e na redução de riscos, além de visar uma diminuição no número de ocorrências. Atualmente já foram atendidas mais de 1500 ocorrências pela Divisão.

Telefone de contato 24 horas para situações de emergência: (51) 99982-7840

Emergência Ambiental (4)