Ciclo de Palestras Fepam reúne mais de 100 analistas ambientais em Gramado

Primeira edição do evento foi voltada à capacitação de municípios da Regional Serra

Ciclo de Palestras Fepam reúne mais de 100 analistas ambientais em Gramado
Ciclo de Palestras Fepam reúne mais de 100 analistas ambientais em Gramado - Foto: Joyce Heurich/Ascom Sema-Fepam

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou, nesta quinta e sexta-feira (15/03), no centro de eventos Expogramado, a primeira edição do Ciclo de Palestras Fepam. Trata-se de uma capacitação voltada a analistas que atuam no licenciamento ambiental de competência dos municípios. A Serra gaúcha foi a primeira região a receber o evento, promovido com apoio da Prefeitura de Gramado e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

“Estamos retomando esse contato direto, compartilhando a forma como o Estado trabalha no licenciamento ambiental, divulgando nossos procedimentos e incentivando o uso do Guia 372 como instrumento para sanar dúvidas”, elencou o presidente da Fepam, Renato Chagas, que participou da cerimônia de abertura na manhã de quinta-feira (14/03).

Presidente da Fepam, Renato Chagas, na abertura do Ciclo de Palestras em Gramado - Foto: Joyce Heurich/Ascom Sema-Fepam

A programação do Ciclo de Palestras contemplou diversos temas. No primeiro dia, os painéis trataram de manejo de vegetação nativa, fiscalização, resíduos sólidos e licenciamento de atividades agrossilvipastoris. Mais de 100 pessoas participaram. Já nesta sexta, as pautas foram mineração, licenciamento ambiental, atividades industriais, e parcelamento do solo e áreas de lazer.

“Acho muito importante esse tipo de evento da Fepam com os municípios. A questão da comunicação entre os órgãos ambientais é muito importante e esse esclarecimento de dúvidas também”, avaliou o engenheiro florestal Gelso Pacheco Neto, que atua como analista ambiental em Pinhal da Serra.

Ciclo de Palestras Fepam reúne mais de 100 participantes em Gramado
Ciclo de Palestras Fepam reúne mais de 100 participantes em Gramado - Foto: Joyce Heurich/Ascom Sema-Fepam

Bióloga em Bento Gonçalves, Isadora Bisognin Servo atua há sete anos na área e já havia participado de outros treinamentos da Fepam. “Venho sempre que possível”, relatou. “Essa troca de informações é fundamental para desempenharmos o trabalho de forma correta e coerente com a legislação, seguindo o que a Fepam preza.”

O Ciclo de Palestras percorrerá outras regiões do Rio Grande do Sul ainda este ano. A próxima edição deve ocorrer no Centro do Estado. “Nos próximos meses, estaremos divulgando para que os técnicos fiquem cientes e possam participar”, adianta a chefe da Divisão de Aquacultura e Culturas Perenes (Dilap), Giovana Santi.

Além da chefe da Dilap, participaram desta edição como palestrantes o chefe do Departamento de Fiscalização, Vagner Hoffmann; a analista ambiental da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas Daiene Gomes Zagonel; o chefe do Departamento Agrossilvipastoril, Cristiano Prass; a chefe da Divisão de Mineração, Andréa Garcia; o chefe da Divisão de Licenciamento, Jorge Berwanger; o chefe do Departamento de Gestão Descentralizada, Rafael Volquind; e a chefe do Serviço de Licenciamento e Monitoramento de Indústrias, Vanessa dos Santos Rodrigues.